A melhor maneira de estabelecer relações profissionais saudáveis é agindo de forma transparente e com um direcionamento ético bem definido. Para isso, o Grupo Aralco elaborou seu Código de Ética e Conduta Profissional, com o objetivo de estabelecer uma cultura organizacional, na qual padrões de conduta e postura de seus colaboradores diretos e indiretos, clientes, fornecedores, estejam de acordo com as definições éticas pertinentes ao nosso trabalho e ao nosso negócio.
O conhecimento sobre este Código e sua utilização como norteador das práticas diárias de nossos colaboradores, clientes e fornecedores é a força para mantermos a integridade institucional e o crescimento sustentável do Grupo Aralco.
Princípios Éticos
Respeito a Legislação:
O Grupo Aralco cumpre as leis, normas e regulamentos vigentes, sobretudo aquelas voltadas a livre concorrência, segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade, combate a corrupção, agindo sempre com ética.
Respeito aos Direitos Humanos:
Repudiamos a exploração de mão de obra infantil, o trabalho escravo ou degradante e a corrupção em todas as suas formas, inclusive na sua relação com fornecedores e parceiros.
Respeito pelas Pessoas:
Respeitamos a diversidade e repudiamos qualquer prática discriminatória, criando um ambiente livre de preconceitos, discriminação, assédio e abuso de poder.
Qualquer forma de assédio e discriminação étnica, religiosa, por orientação sexual, classe social, convicção política, ideológica, condição de portador de necessidades especiais, estado civil ou idade é vedada. Respeito à vida dos outros e as diferenças individuais.
Saúde e Segurança do trabalhador:
Nossos colaboradores são a força que nos movimenta, por isso temos o compromisso de oferecer condições para garantir a segurança e saúde dos nossos trabalhadores, além de promover ações de conscientização sobre o tema.
Valorização Profissional:
A empresa investe em treinamento e capacitação de seus colaboradores, pois acredita que o conhecimento e o desenvolvimento humano organizacional são fundamentais para um time de alta performance. Asseguramos também, a igualdade de acesso as oportunidades, através de critérios baseados em competências e habilidades individuais.
Responsabilidade Socioambiental:
Temos um compromisso com o desenvolvimento social, através da promoção de ações socioeducativas realizadas nos municípios em que atuamos, e com o meio ambiente, trabalhando com foco na sustentabilidade e no cumprimento de todos os regulamentos e leis aplicáveis.
Confiança e Transparência:
Cultivamos bons relacionamentos e a transparência nas nossas relações, pautados na confiança, franqueza e honestidade com todos os públicos de interesses, pois prezamos pela ética em nosso negócio.
Compromisso de conduta
- Agir sempre com integridade, respeito, transparência, honestidade, lealdade, espírito de equipe, bom-senso e ética
- Todos são responsáveis por observar e praticar os procedimentos, normas e políticas internas da empresa, trabalhando com entusiasmo em busca da excelência na execução de seus deveres, “fazendo certo desde a primeira vez”.
- Buscar o crescimento intelectual, cultural e profissional, de forma a contribuir para a qualidade do trabalho, processos e produtos
- Respeitar as pessoas e manter um ambiente livre de assédio, discriminação ou práticas abusivas.
- Contribuir com os colegas no que for possível para a execução correta e eficaz do trabalho, promovendo a confiança e a colaboração em nosso ambiente profissional.
- Os colaboradores do Grupo Aralco não devem ter parentes sob sua subordinação direta ou na mesma linha de gestão, a fim de evitar que haja avaliação do trabalho de um parente.
- Promover o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e agir sempre de modo a minimizar os impactos ambientais. Contribuir com a preservação do meio ambiente através dos nossos Programas de plantio de mudas nativas em áreas degradas, segregação seletiva de resíduos, uso sustentável da água e reutilização dos resíduos proveniente do nosso processo produtivo.
- Não desrespeitar a legislação ambiental, pois essas ações praticadas por qualquer de seus empregados, estagiários, aprendizes, gestores, assessores, diretores, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, colaboradores de empresas que lhe prestam serviços e, também, fornecedores de matéria-prima, pode implicar em responsabilidade civil e criminal grave.
- Estar sempre comprometidos com os objetivos da empresa, não exercendo atividades conflitantes com o trabalho. O conflito de interesses próprios com os interesses do Grupo Aralco, devem ser imediatamente comunicados ao gestor, para que o caso seja averiguado pela Diretoria e medidas sejam tomadas para que o interesse da empresa seja soberano.
- Zelar pelos equipamentos de trabalho e do patrimônio da empresa. Os equipamentos e veículos da empresa são para uso profissional. Os condutores devem respeitar a legislação de trânsito, bem como normas e procedimentos para utilização dos bens pertencentes ao Grupo Aralco
- Utilizar os sistemas de comunicação e informações da empresa, como rede, internet, correio eletrônico e telefone, exclusivamente para o trabalho, seguindo as especificações de segurança do Departamento de TI – Tecnologia da Informação. Cada colaborador é responsável pelo uso adequado das ferramentas corporativas, através de sua senha individual, e a empresa se reserva o direito de monitorar, estando todos cientes disso.
- Manter sigilo absoluto sobre dados e processos da empresa. É preciso estar autorizado a passar informações a terceiros, ou falar em nome da empresa. Tratar com confidencialidade e respeito à propriedade intelectual informações do Grupo Aralco, clientes, parceiros e outros. O uso ou divulgação não autorizada de informações do Grupo Aralco viola o presente Código.
- É expressamente proibido a todos os colaboradores da empresa falar em nome do Grupo Aralco com qualquer forma de mídia, jornalistas ou redes sociais dentro e fora de sua jornada de trabalho. Caso o colaborador seja abordado, imediatamente deverá informar a área de Comunicação Corporativa.
- Manter os livros e registros contábeis íntegros e de fácil análise, adotando princípios e normas para manter as movimentações financeiras e contábeis em conformidade com nossos procedimentos Financeiros e Administrativos.
- Manter os livros e registros contábeis íntegros e de fácil análise, adotando princípios e normas para manter as movimentações financeiras e contábeis em conformidade com nossos procedimentos Financeiros e Administrativos.
- Não são toleradas práticas não condizentes com a livre concorrência como participação em cartéis, combinação de preços entre outras.
- A relação com fornecedores e parceiros deve ser pautada na livre iniciativa, lealdade na concorrência e com foco em produtos e serviços de qualidade. As seleções devem ser imparciais e baseadas em critérios técnicos, comerciais e éticos, priorizando o melhor custo benefício. Nessas relações não são toleradas práticas de corrupção, suborno, gratificações, prêmios e benefícios de fornecedores e prestadores de serviço. Fornecedores e parceiros não poderão ter parentesco ou relacionamento pessoal com os colaboradores envolvidos na compra ou seleção de fornecedores. Qualquer inconformidade deve ser reportada a Diretoria pelo setor de Controle Agrícola.
- É assegurado ao colaborador o direito a participação em atividades políticas, pois o Grupo Aralco respeita as convicções de seus integrantes. No entanto, esta participação deve ser exercida fora do ambiente de trabalho e das horas de expediente, sem utilização de quaisquer recursos do Grupo Aralco. Visando manter a harmonia, as opiniões e atividades políticas devem ser mantidas fora da esfera corporativa, evitando que a o Grupo Aralco seja vinculado a qualquer posição ideológico/partidária.
- Contribuições ou doações a Partido Políticos, em dinheiro ou apoio sob qualquer forma, não são autorizados.
- Recusar presentes, propinas, comissões ou qualquer favor pessoal oferecido por terceiros em virtude do cargo ocupado ou trabalho na empresa. Tais ocorrências devem ser imediatamente relatadas ao seu gestor. Brindes de baixo valor econômico poderão ser recebidos, desde que sejam de cunho comercial, com logo da empresa e autorizado pelo gestor imediato.
- Respeitar a cadeia cliente/fornecedor interna, ou seja, cumprir normas e procedimentos sem atravessar o serviço do seu prestador interno, bem como respeitar a hierarquia dentro da organização.
- É dever de todos comunicar ocorrências que alterem e atrapalhem a rotina normal e o andamento do trabalho ou sempre que vir, ouvir ou suspeitar de condutas que violem as regras aqui dispostas, bem como cooperar para o esclarecimento de fatos e condutas em desrespeito ao nosso Código de Conduta.
- Lembrar-se sempre de que “não há maneira certa de se fazer uma coisa errada”.
Considerações finais
Este Código de Ética e Conduta Profissional foi revisado e aprovado junto a Diretoria do Grupo Aralco em março de 2019, data em que passou a vigorar.
O conteúdo deste Código é amplamente divulgado aos nossos colaboradores diretos e indiretos, e em todos os níveis, assim todos são responsáveis pela divulgação e cumprimentos das suas disposições.
O colaborador que violar uma conduta, norma ou procedimento, ou permitir que um liderado o faça, estará sujeito a ação disciplinar cabível. É garantida a confidencialidade e a não retaliação daquele que de boa-fé, relate alguma suspeita ou dúvida sobre conduta ilegal ou inconformidade com as diretrizes e regras estabelecidas neste Código de Ética e Conduta.
É importante que qualquer dúvida ou suspeita sobre este Código seja reportada, pois somente dessa maneira o Grupo Aralco pode atuar para orientar e corrigir os desvios, manter sua gestão sustentável baseada na integridade ética, e assim construir uma sólida cultura organizacional.